quarta-feira, abril 02, 2003

Livro Aberto
Páginas soltas ao longo do tempo


É isso o que está escrito na capa do livro de Fernando Sabino que eu ganhei anteontem. Foi o melhor presente que eu poderia receber :-) David acertou em cheio!!!

Mal ganhei já comecei a devorá-lo. O livro é um tanto quanto grande. Trata-se de uma coleção de crônicas, histórias e textos escritos desde a juventude do autor até os dias de hoje. Como o próprio já diz: "páginas soltas ao longo do tempo"... É a mais recente publicação de Sabino, descrita por ele como suas "Memórias póstumas antecipadas". E eu estava querendo este livro desde que o vi pela primeira vez na livraria, ainda em 2001.

Fernando Sabino é meu ídolo na literatura. Eu o descobri num trabalho que tive que fazer para a escola, ainda no primeiro ano. "Restos Mortais" era o título do livro que tínhamos que ler, interpretar e fazer um debate a respeito do tema abordado durante as aulas de Português. Tratava-se de uma Novela que narrava a saga de um homem às voltas com a missão de enterrar um empregado da casa de seus pais morto por um ataque de epilepsia. Eu me fixei na narrativa e devo ter lido o livro em três dias entre uma tarefa e outra da escola.

Naquele tempo eu despertava para a Literatura. Me descobri uma apaixoanda pelas Letras. E tive a sorte de iniciar esse "hobby" com Sabino. De "Restos Mortais" veio "Martini Seco" outra novela escrita por ele e que eu li em uma tarde!

Mas foi com "O Encontro Marcado" que Fernando Sabino se consolidou como ídolo para mim. O Romance me emocionou em todas as 4 vezes e meia que o li. Eduardo Marciano, personagem principal da história, com todas as suas frustrações, indagações e introspecções se tornou o "meu herói".

Aos 17 anos eu escrevi uma carta para Fernando Sabino. Mas tinha vergonha de lhe enviar. Aos 19 eu criei coragem e enviei a carta da mesma forma como fora escrita 2 anos antes. E junto com ela alguns contos e poemas meus (aliás, todos até então). Qual não foi a minha surpresa quando vi que havia recebido uma resposta dele!!! E com elogios ao meu "invejável talento criador" (essas palavras usadas pelo próprio ao criticar meus escritos). Que honra ser avaliada assim pelo Mestre Sabino!!!

É por essas e outras, que Fernando Sabino é e continuará sendo meu escritor favorito.

Vou lá continuar a ler o Livro Aberto. E pretendo ir postando alguns comentários sobre cada texto que eu for lendo dia-a-dia.

Mais uma vez:

Obrigada, David!!! Você não sabe o valor desse presente que me deu (ou sabe, né?Hehe). Ainda mais com aquela dedicatória... :-*

Bjins,