sábado, março 15, 2003

Tudo no fim dá certo! - Parte 1

Prólogo


Primeiro um pequeno resumo sobre como funciona o sistema de notas da UFC (e provavelmente de várias ou todas as Universidades):

Num curso anual, é calculada a média entre as notas dos dois semestres. Cada professor faz quantas provas quiser e o sistema de cálculo da nota do semestre geral também fica a critério dele.

No caso de Matemática, a professora fazia 3 provas por semestre, chamadas de "Avaliação Parcial", ou simplesmente "AP", e tirava a média aritmética para calcular a nota geral do semestre. Foi assim no primeiro e no segundo semestre, onde fizemos 3 AP's em cada um deles.

Pois bem, se o aluno, ao final do ano, com a média entre os dois semestres fica com uma nota superior a 7,0 está de parabéns e passa com conceito "A" na disciplina. Se tirar uma nota entre 4,0 e 6,9 terá direito a fazer uma recuperação, a chamada "Avaliação Final", ou "AF" para os íntimos. A nota que o aluno precisa tirar pra passar de ano tem que totalizar 10,0 ou mais ao ser somada com a média anual.

E se a média for menor que 4,0 não há mais chances e o aluno está reprovado.

O meu caso foi o seguinte: tirando-se as médias de minhas notas de AP's não consegui atingir os 4,0 pontos necessários. E até já estava conformada com idéia de repetir a cadeira no próximo período letivo.

Mas então eis que na Quarta-feira pela manhã minha irmã (que estuda comigo esta mesma disciplina) ligou pra mim dizendo que ouviu boatos de que a professora iria permitir que todos os alunos fizessem a AF. E é aqui onde começa a história...

(Continua... Claro!)