terça-feira, junho 10, 2003

Release

E saiu o novo CD da minha banda preferida Engenheiros do Hawaii. Enquanto ele não chega aqui em 'riba, a gente se vira com as versões disponíveis na Internet. Foi o que eu fiz durante o fim de semana. E depois disso, escrevi uma resenha sobre o que ouvi. Resenha esta que inclusive foi publicada no Site do Canal #engenheiros do mIRC- http://www.engenheiros.da.ru.

Que honra!

Vejam aê:

(abre aspas)
Desde quando baixei as músicas pela net, ouço o disco todo ininterruptamente na ordem como está, de Camuflagem a Outono em Porto Alegre.

Muito bom! Me encantei pelo disco, pelas letras e melodias, pela maravilhosa voz do Humberto. Pelos solos e batidas dos instrumentos dos meninos Paulinho, Gláucio e Bernardo, demonstrando total amadurecimento do grupo.

A única reclamação é o tempo do cd. Eu queria mais e mais e mais Enghaw... Mas tá tudo ótimo do jeito que tá! O designer do cd nem precisa mais comentar, né? A opinião dos fãs foi unânime para todos os elogios, e eu faço parte dessas idéias!

Farei uma análise faixa a faixa, os versos que mais me chamaram atenção e o que achei de cada canção.

CAMUFLAGEM

Acho que eu fui a única fã que declaradamente gostou dessa música ao ouvi-la pela primeira vez quando foi disponibilizada na page enghaw.com.br. Na minha opinião, como era inteligente a idéia de algo que não seria captado por nenhum de todos os "radares" possíveis.

"Vai passar batido... despercebido
Talvez até já tenha acontecido."


Essa música me remete a um tal 11 de Setembro de 2001 quando, contra qualquer suspeita, os terroristas foram capazes de não serem captados antes de eclodirem com as Torres Gêmeas. Sem falar que os tais terroristas conviveram com americanos durante meses (ou anos?), aprenderam a pilotar, com suas missões em mente e nada foi capaz de impedi-los. Eram cidadãos acima de qualquer suspeita, mesmo com a nacionalidade que tinham. O ataque terrorista não aconteceu no 11 de Setembro, mas muito antes disso.

DUAS NOITES NO DESERTO

É impressionante como a cada novo disco há algo que se identifica comigo, com o meu momento... E atualmente eu sou "Duas Noites no Deserto". E não há como explicar a particularidade disso...

"Hoje eu sei, só a mudança é permanente"

... Sem palavras.

ROTA DE COLISÃO

Daqui o melhor é a parte instrumental. E se foi o Bernardo que compôs a melodia, está de parabéns!!

"a diferença do que se pensa e o que se faz"

Eita. Como é difícil fazer acontecer. Sonhamos tanto, queremos tanto tantas coisas. E na hora do "vamo vê" estamos exatamente assim: em rota de colisão, entre o que se pensa e o que se faz...

DANÇANDO NO CAMPO MINADO

O cd consegue ser tão dinâmico e contínuo... Não sei, mas "Dançando no Campo Minado" parece-me a continuação da música anterior, "Rota de Colisão". Pelo menos ambas possuem uma mesma temática, um mesmo centro de idéias, na minha opinião.

"os sinais estão no ar"

Devemos estar mesmo ficando loucos: enquanto há coisas que não captarão, os sinais estão aí, no ar! Dançamos no campo minado... E aquela loucura apitando no final da música? Primeiramente pensei que fosse algo como um código morse, mas depois pensei que fosse algo como um alarme. Mas pra mim fica aberta a discussão: o que são os apitos no final da música "Dançando no Campo Minado" enquanto é cantado o último verso "os sinais estão no ar"?

SEGUNDA-FEIRA BLUES I

É a primeira música da seqüência das três melhores canções desse cd ("segunda-feira blues", "dom quixote" e "até o fim"). Eu chamaria de início da sessão "Golpe Baixo"... Quando essa música começa, o que dá vontade é de parar tudo e ficar só ouvindo o que Humberto tem a dizer... Onde estão os caras???

"? onde estão os atos de bravura e rebeldia (ternura guerreada dia-a-dia) ?
? será que estamos sós?"


É impressionante como cada verso dessa canção tem algo a dizer. Um verdadeira "sessão nostalgia"... Soa como "Até bem pouco tempo atrás poderíamos mudar o mundo. Quem roubou nossa coragem?" da Legião Urbana. É uma música que poderia ter surgido em qualquer cd da formação GLM. Segunda-feira blues é atemporal!

DOM QUIXOTE

O que dizer mais de uma música que já agradou uma comunidad inteira de fãs?? A frase cantada em voz chorada:

"Muito prazer... ao seu dispor
Se for por amor às causas perdidas"


que dá vontade de chorar junto. Como alguém acabou de dizer aê: dá vontade de colocar o Humberto no colo. Canção muito bem interpretada. A melhor, sim! Concordo!

ATÉ O FIM

O nosso pop também é o melhor! A essência da música "Até o fim" é formidável: um otimismo óbvio, necessário... Há quem ouvirá essa música e achará que é mais uma de amor. Mas é muito mais que isso: é mais uma canção Enghaw que dita filosofias de vida!

"A ilha não se curva noite a dentro vida a fora"

Adoro as auto-referências do HG. "A ilha não se curva" E se "Todo mundo é uma ilha", ninguém se curva "noite a dentro" (Anoiteceu em Porto Alegre?) "vida a fora"... Percebem todas as mensagens implícitas?? E o melhor de tudo é que isso é POP!!

NA VEIA

Engenheiros do Hawaii precisava ter uma canção com esse título, de tanto que a gente pede EngHaw "Na veia" na cor no corpo e no coração... Música muito boa, daquelas que a gente houve e fica dançando, se mexendo sem perceber ao ritmo da bateria do Mister Gláucio Ayala

"sem filtro, na veia
! vem !
ver com os próprios olhos"


O refrão marcante embala a melodia contagiante. Algo me diz que uma nova música de trabalho está nascendo. "Na veia" também é pop!

FUSÃO A FRIO

Ouvir essa música, desde a introdução, e viajar nas figuras do encarte do cd é que é "o barato". Já tantaram fazer isso? Hehhehe, a tesoura se mexe! É sério! O cd devia se chamar FUSÃO A FRIO... Com crase ou sem crase, detona! Isso é Rock'nRoll.

"a única escolha que temos é a forma de pagamento"

E a letra dessa música é outro show à parte! A ironia, o lugar comum... HG deixa mais uma marca para nós, fãs loucos pela Engenharia Hawaiiana.

SEGUNDA-FEIRA BLUES II

A satisfação de ver Carlos Maltz numa parceria com HG é superior a qualquer crítica. A participação foi merecida e honrosa. Ponto final.

OUTONO EM PORTO ALEGRE

Fechando o cd com chave de ouro, e depois de tanta coisa boa, faltam palavras, adjetivos em meu vocabulário, para elogiar mais uma belíssima canção...

"veja você... que surpresa... que coisa incrível
descobri que sou feliz"


É... Nem tudo está perdido! Essa música para mim, fala de auto-afirmação, de amor próprio, diferente de egoísmo. Coisa que muita gente por aí anda precisando...


Acabou? Mas, já? Eu queria mais...

É isso aí, turma! Mais um cd para nos encher de orgulho por ser fã dessa banda que nos conquista sempre e mais. Agora, que venham os shows, para dançarmos no campo minado com todas essas maravilhosas canções.

Engenheiros do Hawaii - Na veia, na cor no corpo e no coração...
Beijos,

Lediana Enghaw
(fecha aspas)

Foi isso :-)

Tem outro post quase pronto pra continuar atualizando esse blog. Quem viver, verá

Beijos,