terça-feira, julho 16, 2002

PORQUE SÃO PAULO

Ontem chegou a Revista Você S.A.*, da qual sou assinante.

* Para quem não sabe, essa é uma revista voltada para profissionais, servindo como um orientativo de carreira falando sobre o mercado de trabalho, cursos, artigos sobre corporativismo... Enfim, ela faz parte do Grupo Exame, só que enquanto a Exame se volta para a Empresa, a Você S.A. se volta para o profissional. Para saber mais, acesse o dite: www.vocesa.com.br

E a reportagem de capa desse mês é "AS 100 MELHORES CIDADES PARA SE FAZER CARREIRA". Foi uma pesquisa científica, realizada pela FGV, que, para se chegar ao resultado final, utilizou critérios como "educação", "saúde", "impostos", "economia" e um tal de "ativador de carreira".

E a grande campeã, como não podia deixar de ser, é São Paulo, sim. E na revista ainda é dito que o maior campo de atuação para os profissionais de São Paulo é na área de informação, disseminação de conhecimento. Isso inclui a indústria de impressão, edição, reprodução, gravações, designer... Grupos de comunicação, editoras de livros e produtoras de CDs. Em outras palavras: "O Brasil se informa através de São Paulo", segundo a Revista.

--------------------

Vejam o Ranking das 10 Melhores

1º - São Paulo - A maior vitrine profissional
2º - Rio de Janeiro - Carreira maravilhosa
3º - Belo Horizonte - A tradição e a vanguarda mineira
4º - Porto Alegre - Celeiro de especialistas
5º - Curitiba - Qualidade de vida pessoal e profissional
6º - Recife - Sempre cabe mais um
7º - Goiânia - Em estado de ebulição
8º - Niterói - O outro lado da baía
9º - Brasília - Vem, que tem lugar
10º - Vitória - Um mar de oportunidades

* Fortaleza aparece em 13º e a minha cidade Natal em 16º




¿AGORA É PRA VALER?

Acabei de sair de uma reunião onde foram definidos alguns pontos a respeito da Qualidade. E lá estava eu apresentando alguns itens na Norma ISO 9001:2000. Engraçado que toda vez que eu preciso falar em público, não importa o que for, sempre me dá aquele gelo, aquele nervosismo... Mas isso até excita e hoje em dia é até uma ótima sensação. Porque sei que exagero toda vez que tenho esse "medo"... Porque tudo sempre acaba bem, bem melhor do que eu imaginava.

Mesmo assim ainda há um pouco a melhorar nesse aspecto, de falar em público. Eu sempre me justifico, como se dissesse aos ouvintes que aquilo que vou falar não é interessante, mas que seria importante prestar atenção... Erro bobo. Mas eu o cometo! Ou então deixo claro que não domino o assunto, portanto pode ser que aquilo que eu esteja dizendo, não figure a verdade... Ora! Se confiaram em mim para tal apresentação, é porque, no mínimo, eu sei mais do que a platéia.

Há outras formas de ser sincero sem ser tão direto. Eu sei disso. E vou aprender, um dia...

Pois bem. Na reunião correu tudo tranqüilo e, como sempre, muito trabalho espera por mim daqui para frente. Resta me entregar a isso. Fazer por merecer o respaldo que me está sendo dado. Sei que estou cometendo um erro grave, que somente eu posso consertar. E esse erro não me dá mais o direito de reclamar da empresa ou das pessoas que aqui estão. É a acomodação, o anti-dinamismo que estou fazendo com a minha situação atual aqui dentro. Preciso buscar uma motivação Deus sabe lá de onde para conseguir seguir bem, independente dos fatores que ocorrem aqui embaixo do meu nariz, sejam eles bons ou não.

Chega de ser vítima da circunstâncias. Chega de ser levada pela correnteza. Chega de ficar esperando as coisas acontecerem. Sei que eu preciso fazer acontecer, só assim, irei arcar com minhas próprias circunstâncias, minhas próprias conseqüências. Saberei onde estou pisando e para onde estou seguindo. Assim, sim... Poderei dizer que sou feliz profissionalmente.

Ainda bem que a vida está me dando elementos para poder pensar assim! Nessas férias que estão por vir, além de tudo, pretendo buscar a inspiração interna que está faltando para que eu possa seguir adiante tranqüila e segura...