terça-feira, julho 02, 2002

A BASE DA ENGENHARIA

Eu escolhi cursar Engenharia porque gosto muito de Matemática.. E principalmente a Matemática Aplicada, como em Física, Química... Teoricamente seria ideal pra mim estudar os cálculos, fórmulas, formas, planos e tudo mais que pudesse!

Mas é impressionante como esses professores conseguem acabar com qualquer paixão a uma disciplina.

Matemática e Álgebra. O que poderia ser as duas melhores cadeiras a se aprender. E o que será a base para todo o meu curso de Engenharia, são um total fracasso. E as grandes responsáveis por isso são as professoras que comandam essas disciplinas em nossa sala.

Eu quero ser professora um dia. E Deus me livre de ser assim, sem nenhuma preocupação com o aprendizado do aluno, sem nenhum exercício da Pedagogia. Simplesmente vão lá e dão a matéria. Chegam, falam falam falam, escrevem escrevem escrevem... E nós ficamos ouvindo ouvindo ouvindo, copiando copiando copiando.

Sinto muito a falta da Escola Técnica. Acho que em nenhum lugar encontrarei algo parecido (nem na própria escola, caso eu voltasse lá). Os melhores professores, o melhor ambiente, os melhores colegas de classe, os melhores momentos... Foi assistindo aulas lá onde decidi que iria ser professora um dia... É . Acho que a Escola me acostumou mal. Hoje em dia fico sempre querendo o melhor de tudo e de todos.

Ainda bem que são só duas professoras assim. Outros cinco são formidáveis. Quer dizer... Não deixam a desejar como as duas ali.

Eu já aprendi, nesse comecinho de aulas, que Faculdade é mesmo muito diferente do período colegial... As cabeças mais adultas, mais cheias de compromissos, fazem com que se perca aquele brilho no olhar jovial que a gente se acostuma a ver quando é mais novo. Mas agora crescemos... Uma pena!

Mas vamos lá! Vamos passando por cima disso. Afinal, estudar nunca é demais. Se as professoras não colaboram, resta-me estudar por conta própria. Nesse caso, não haverá professor melhor do que um bom livro de Cálculo e outro de Álgebra.